-
GT1 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Discute os múltiplos aspectos da Educação Infantil,
considerando os objetivos desta etapa do processo de
escolarização, o sistema de ensino, os campos de saberes
e experiências, a avaliação e as demais dimensões teóricas
e práticas do trabalho pedagógico desenvolvido com crianças
de 0 a 6 anos, em contextos educativos.
Coordenadoras:
Prof.ª Dr.ª Marianne da Cruz Moura Dantas de Rezende (NEI-CAp/UFRN)
Prof.ª Ms. Maria José Campos Faustino da Silva (NEI-CAp/UFRN)
-
GT2 - ENSINO FUNDAMENTAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Discute os múltiplos aspectos dos anos iniciais do Ensino
Fundamental, considerando os objetivos desta etapa do
processo de escolarização, o sistema de ensino, o currículo,
a avaliação e as demais dimensões teóricas e práticas do
trabalho pedagógico desenvolvido com crianças de 7 a 11 anos,
em contextos educativos.
Coordenadoras:
Prof.ª Dr.ª Luanna Priscila da Silva Gomes (NEI-CAp/UFRN)
Prof.ª Esp. Patrícia Regina Vieira Viana de Andrade (NEI-CAp/UFRN)
-
GT3 - EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS, SEGURANÇA ESCOLAR, GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE
Explora estudos e experiências relacionados às políticas
educacionais, gestão, financiamento da educação e formação
de gestores e coordenadores na educação das infâncias. Na
oportunidade, aborda os processos de formação inicial e
continuada presencial e a distância, estágios supervisionados
e docência na educação das Infâncias, com ênfase nas
diferentes possibilidades de análises e intervenções na
formação docente.
Coordenadoras:
Prof.ª Ms. Elaine Santana de Oliveira (NEI-CAp/UFRN)
Prof.ª Esp. Teresa Régia Araújo de Medeiros (NEI-CAp/UFRN)
-
GT4 - EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS, INCLUSÃO SOCIAL, DIREITOS HUMANOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E INTERCULTURALIDADE
Apresenta estudos e experiências relacionados aos sujeitos
da inclusão social e escolar, às comunidades quilombolas,
indígenas, da itinerância e do campo, com ênfase nas questões
de risco social, no diálogo entre culturas e nos direitos humanos.
De um modo geral, explora as relações entre as infâncias e os
processos educativos no contexto social e político e analisa
os movimentos sociais relacionados à Educação, tais como:
Educação do/no campo; Educação Popular.
Coordenadoras:
Prof.ª Ms. Gilka Pimentel (NEI-CAp/UFRN)
Prof.ª Dr.ª Cláudia Roberto Soares de Macedo Nazário (NEI-CAp/UFRN)
-
GT5 - EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS, SÍNDROMES, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL
Discute a formação de professores para o atendimento
educacional especializado das crianças com deficiências,
síndromes, transtornos globais do desenvolvimento e altas
habilidades/superdotação. Nessa perspectiva da Educação
Especial, explora as políticas educacionais de acessibilidade
na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Coordenadoras:
Prof.ª Dr.ª Janaína Speglich Carrico (NEI-CAp/UFRN)
Prof.ª Ms. Clarice Ferreira Guimarães Diógenes (NEI-CAp/UFRN)
-
GT6 - EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS, MÍDIAS, TECNOLOGIAS, INCLUSÃO DIGITAL, ENSINO REMOTO E ENSINO HÍBRIDO
Apresenta estudos e experiências relacionados à educação
para as mídias e as Tecnologias da Informação e Comunicação
(TICs), no âmbito da formação docente e da educação de
crianças no uso e/ou produção de mídias. Explora possibilidades
mediáticas e tecnológicas para a prática do ensino remoto
e do ensino híbrido.
Coordenadores:
Prof.º Dr. Sandro da Silva Cordeiro (NEI-CAp/UFRN)
Prof.ª Ms. Milene dos Santos Figueiredo (NEI-CAp/UFRN)
-
GT7 - EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS E A PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA
Reflete sobre os aspectos da parceria família-escola e
sobre seus desdobramentos na educação das infâncias,
considerando-se as modalidades de ensino presencial,
remoto e híbrido. Analisa experiências de parceria e
práticas que valorizam a interlocução com a comunidade
escolar e a inclusão de famílias em situação de
vulnerabilidade.
Coordenadoras:
Prof.ª. Dr.ª Denise Bortoletto (NEI-CAp/UFRN)
Prof.ª Dr.ª Rebeca Ramos Campos de Oliveira (NEI-CAp/UFRN)
-
GT8 - EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS E ARTES
Discute as possibilidades de interfaces entre infâncias
e linguagens artísticas, considerando que as artes possuem
conteúdo cultural e são formas de expressão e comunicação
que estão presentes no cotidiano de adultos e de crianças.
Portanto, devem fazer parte do trabalho educativo dos
profissionais que atuam nas instituições de atendimento
às infâncias. O GT se propõe a promover diálogos sobre
a organização práticas docentes com linguagens artísticas,
evidenciando o professor como o mediador que pode aproximar
as crianças das produções da Arte, de forma significativa.
Coordenadoras:
Prof.ª. Dr.ª Gilvânia Maurício Dias de Pontes (NEI-CAp/UFRN)
Prof.ª Ms. Esthephânia Oliveira Maia Batalha (NEI-CAp/UFRN)
-
SIMPÓSIO 01 - EDUCAÇÃO, CRIANÇA, INFÂNCIA E DESENVOLVIMENTO
Reúne pesquisas desenvolvidas na interface educação e
infâncias, que buscam compreender o desenvolvimento infantil,
as relações da criança com o conhecimento e com o contexto
social, no diálogo com áreas da História, da Sociologia,
da Filosofia e da Psicologia.
Coordenadores:
Prof.º Dr. Saimonton Tinôco da Silva (UFPB)
Prof.º Dr. Guilherme Mendes Tomaz dos Santos (NEI-CAp/UFRN)
-
SIMPÓSIO 02 - LINGUAGENS, LETRAMENTOS E PRÁTICAS DE LEITURA E
ESCRITA NA ESCOLA DA INFÂNCIA
Reúne pesquisas que analisam as contribuições pedagógicas
das múltiplas linguagens, as políticas e práticas de leitura
e de escrita, mediante a interface entre Linguística e Educação.
Coordenadoras:
Prof.ª Dr.ª Alessandra Cardozo de Freitas (UFRN)
Prof.ª Ms. Kívia Pereira de Medeiros Faria (NEI-CAp/UFRN)
-
SIMPÓSIO 03 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS
Reúne pesquisas que evidenciam práticas pedagógicas inovadoras
desenvolvidas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, com a análise de atividades que convocam diferentes
campos de saberes e experiências e diferentes áreas do conhecimento,
em uma rede interdisciplinar. Com isso, favorece as discussões
sobre os processos de ensino e aprendizagem nos dois segmentos
privilegiados.
Coordenadoras:
Prof.ª Dr.ª Maristela de Oliveira Mosca (NEI-CAp/UFRN)
Prof.ª Ms. Adele Guimarães Ubarana Santos (NEI-CAp/UFRN)