XIX ENCONTRO NACIONAL
DE EDUCAÇÃO INFANTIL

I ENCONTRO NACIONAL DOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Grupos de trabalho

  • GT1 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
    Discute os múltiplos aspectos da Educação Infantil, considerando os objetivos desta etapa do processo de escolarização, o sistema de ensino, os campos de saberes e experiências, a avaliação e as demais dimensões teóricas e práticas do trabalho pedagógico desenvolvido com crianças de 0 a 6 anos, em contextos educativos. Coordenadoras:
    Prof.ª Dr.ª Marianne da Cruz Moura Dantas de Rezende (NEI-CAp/UFRN)
    Prof.ª Ms. Maria José Campos Faustino da Silva (NEI-CAp/UFRN)
  • GT2 - ENSINO FUNDAMENTAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
    Discute os múltiplos aspectos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando os objetivos desta etapa do processo de escolarização, o sistema de ensino, o currículo, a avaliação e as demais dimensões teóricas e práticas do trabalho pedagógico desenvolvido com crianças de 7 a 11 anos, em contextos educativos. Coordenadoras:
    Prof.ª Dr.ª Luanna Priscila da Silva Gomes (NEI-CAp/UFRN)
    Prof.ª Esp. Patrícia Regina Vieira Viana de Andrade (NEI-CAp/UFRN)
  • GT3 - EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS, SEGURANÇA ESCOLAR, GESTÃO E FORMAÇÃO DOCENTE
    Explora estudos e experiências relacionados às políticas educacionais, gestão, financiamento da educação e formação de gestores e coordenadores na educação das infâncias. Na oportunidade, aborda os processos de formação inicial e continuada presencial e a distância, estágios supervisionados e docência na educação das Infâncias, com ênfase nas diferentes possibilidades de análises e intervenções na formação docente. Coordenadoras:
    Prof.ª Ms. Elaine Santana de Oliveira (NEI-CAp/UFRN)
    Prof.ª Esp. Teresa Régia Araújo de Medeiros (NEI-CAp/UFRN)
  • GT4 - EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS, INCLUSÃO SOCIAL, DIREITOS HUMANOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E INTERCULTURALIDADE
    Apresenta estudos e experiências relacionados aos sujeitos da inclusão social e escolar, às comunidades quilombolas, indígenas, da itinerância e do campo, com ênfase nas questões de risco social, no diálogo entre culturas e nos direitos humanos. De um modo geral, explora as relações entre as infâncias e os processos educativos no contexto social e político e analisa os movimentos sociais relacionados à Educação, tais como: Educação do/no campo; Educação Popular. Coordenadoras:
    Prof.ª Ms. Gilka Pimentel (NEI-CAp/UFRN)
    Prof.ª Dr.ª Cláudia Roberto Soares de Macedo Nazário (NEI-CAp/UFRN)
  • GT5 - EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS, SÍNDROMES, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL
    Discute a formação de professores para o atendimento educacional especializado das crianças com deficiências, síndromes, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nessa perspectiva da Educação Especial, explora as políticas educacionais de acessibilidade na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Coordenadoras:
    Prof.ª Dr.ª Janaína Speglich Carrico (NEI-CAp/UFRN)
    Prof.ª Ms. Clarice Ferreira Guimarães Diógenes (NEI-CAp/UFRN)
  • GT6 - EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS, MÍDIAS, TECNOLOGIAS, INCLUSÃO DIGITAL, ENSINO REMOTO E ENSINO HÍBRIDO
    Apresenta estudos e experiências relacionados à educação para as mídias e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no âmbito da formação docente e da educação de crianças no uso e/ou produção de mídias. Explora possibilidades mediáticas e tecnológicas para a prática do ensino remoto e do ensino híbrido. Coordenadores:
    Prof.º Dr. Sandro da Silva Cordeiro (NEI-CAp/UFRN)
    Prof.ª Ms. Milene dos Santos Figueiredo (NEI-CAp/UFRN)
  • GT7 - EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS E A PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA
    Reflete sobre os aspectos da parceria família-escola e sobre seus desdobramentos na educação das infâncias, considerando-se as modalidades de ensino presencial, remoto e híbrido. Analisa experiências de parceria e práticas que valorizam a interlocução com a comunidade escolar e a inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade. Coordenadoras:
    Prof.ª. Dr.ª Denise Bortoletto (NEI-CAp/UFRN)
    Prof.ª Dr.ª Rebeca Ramos Campos de Oliveira (NEI-CAp/UFRN)
  • GT8 - EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS E ARTES
    Discute as possibilidades de interfaces entre infâncias e linguagens artísticas, considerando que as artes possuem conteúdo cultural e são formas de expressão e comunicação que estão presentes no cotidiano de adultos e de crianças. Portanto, devem fazer parte do trabalho educativo dos profissionais que atuam nas instituições de atendimento às infâncias. O GT se propõe a promover diálogos sobre a organização práticas docentes com linguagens artísticas, evidenciando o professor como o mediador que pode aproximar as crianças das produções da Arte, de forma significativa. Coordenadoras:
    Prof.ª. Dr.ª Gilvânia Maurício Dias de Pontes (NEI-CAp/UFRN)
    Prof.ª Ms. Esthephânia Oliveira Maia Batalha (NEI-CAp/UFRN)
  • SIMPÓSIO 01 - EDUCAÇÃO, CRIANÇA, INFÂNCIA E DESENVOLVIMENTO
    Reúne pesquisas desenvolvidas na interface educação e infâncias, que buscam compreender o desenvolvimento infantil, as relações da criança com o conhecimento e com o contexto social, no diálogo com áreas da História, da Sociologia, da Filosofia e da Psicologia. Coordenadores:
    Prof.º Dr. Saimonton Tinôco da Silva (UFPB)
    Prof.º Dr. Guilherme Mendes Tomaz dos Santos (NEI-CAp/UFRN)
  • SIMPÓSIO 02 - LINGUAGENS, LETRAMENTOS E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA DA INFÂNCIA
    Reúne pesquisas que analisam as contribuições pedagógicas das múltiplas linguagens, as políticas e práticas de leitura e de escrita, mediante a interface entre Linguística e Educação. Coordenadoras:
    Prof.ª Dr.ª Alessandra Cardozo de Freitas (UFRN)
    Prof.ª Ms. Kívia Pereira de Medeiros Faria (NEI-CAp/UFRN)
  • SIMPÓSIO 03 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS
    Reúne pesquisas que evidenciam práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a análise de atividades que convocam diferentes campos de saberes e experiências e diferentes áreas do conhecimento, em uma rede interdisciplinar. Com isso, favorece as discussões sobre os processos de ensino e aprendizagem nos dois segmentos privilegiados. Coordenadoras:
    Prof.ª Dr.ª Maristela de Oliveira Mosca (NEI-CAp/UFRN)
    Prof.ª Ms. Adele Guimarães Ubarana Santos (NEI-CAp/UFRN)