XIX ENCONTRO NACIONAL
DE EDUCAÇÃO INFANTIL

I ENCONTRO NACIONAL DOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Modalidades

  1. Mesas virtuais As mesas virtuais objetivarão promover o debate e levantar questionamentos acerca de um aspecto relacionado à temática geral do evento e serão conduzidas por um coordenador, cuja função será a de mediador e de orientador dos momentos que constituem as mesas. Elas serão compostas por dois palestrantes especialistas no tema abordado, que terão o tempo limite de 30 minutos para a exposição de seus pontos de vista. Ao final da exposição de todos os palestrantes, a mesa estará aberta para a discussão e interação com o público de participantes, no tempo de 30 minutos.
  2. Simpósios Os Simpósios consistem em um fórum dedicado às pesquisas científicas, onde determinadas comunidades de estudiosos e pesquisadores aprofundam a discussão em torno de um tema específico referente à Educação das Infâncias, com o objetivo de promover o avanço no debate, no sentido de sua clarificação. No ENEI/ENEF, os Simpósios acolherão pesquisas científicas em andamento e pesquisas científicas já concluídas.
  3. Conferências As conferências acontecerão na abertura e no encerramento do evento e contarão com a ilustre presença de conferencistas de notoriedade na área em que atuam e na temática geral do evento. Essa modalidade consiste em uma apresentação pública e individual, acompanhada por um mediador. Ao final de cada conferência, o público poderá formular, por escrito, perguntas que serão dirigidas ao conferencista e que serão filtradas pelo mediador.
  4. Grupos de trabalho: Comunicação Oral Os grupos de trabalho serão compostos por resultados de estudos e de pesquisas, registros da prática educativa ou por relatos de experiências, em que cada apresentador terá um tempo limite para comunicar seu trabalho e cada sessão do grupo terá a duração de 1 hora e 30 minutos. Os trabalhos que constituirão cada grupo serão selecionados e agrupados de forma a contribuir para a reflexão e para o debate das temáticas específicas privilegiadas pelos GTs.
  5. Diálogos Pedagógicos Os diálogos pedagógicos são espaços de conversa coordenados por dois professores mediadores, que irão organizar e provocar uma discussão acerca de temáticas específicas da Educação das Infâncias. Nessas oportunidades dialógicas, o público de participantes poderá participar ativamente, contribuindo com ideias e enriquecendo o encontro com pensamentos divergentes.