XIX ENCONTRO NACIONAL
DE EDUCAÇÃO INFANTIL

I ENCONTRO NACIONAL DOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS
NO XIX ENEI E I ENEF

 

INFORMAÇÕES GERAIS


Os autores devem, inicialmente, escolher em qual das duas modalidades o trabalho será apresentado, sendo elas:

  • Comunicações Orais: Trabalhos que resultam de estudos, pesquisa, relatos de experiências e registros das práticas;

  • Simpósios: Trabalhos que resultam exclusivamente de pesquisas científicas (estejam em andamento ou já concluídas).

Após isso, o autor deverá encaminhar o trabalho, em dois arquivos, sendo:

  • Um no formato PDF: sem identificação (que será destinado à Comissão Científica, para a avaliação);

  • E outro no formato DOC: com identificação (que seguirá para editoração dos Anais do evento).

 

Obs.: os arquivos devem observar a formatação disponibilizada nos templates

 

SOBRE A SUBMISSÃO DOS TRABALHOS (De 21 de junho até 13 de agosto)

Em ambas as modalidades, é obrigatório o cumprimento dos requisitos a seguir: 

  1. A inscrição no XIX ENEI/ I ENEF é condição para a submissão de trabalhos;

  2. Os trabalhos deverão ser submetidos no gênero acadêmico resumo expandido, sejam destinados aos Grupos de trabalho, sejam destinados aos Simpósios;

  3. Somente após a inscrição, um dos autores do trabalho poderá acessar o sistema, enviar os arquivos do trabalho, bem como indicar a modalidade (número do GT ou Simpósio) em que ele se situa;

  4. O trabalho deve ser enviado exclusivamente pelo site do XIX ENEI/ENEF;

  5. É de inteira responsabilidade do(a) autor(a), no momento da submissão do trabalho, incluir todas as informações solicitadas, não sendo permitida a inclusão posterior de qualquer dado ou alteração no texto enviado;

  6. Para submeter o trabalho à avaliação, este deverá ser enviado conforme as normas estabelecidas pelo evento;

  7. Cada participante poderá ter seu nome em, no máximo, dois trabalhos diferentes (seja como autor principal ou coautor);

  8. Cada trabalho deverá ter, no máximo, 1 autor e 2 coautores;

  9. No caso de coautorias, o envio do trabalho (resumo expandido) no site do evento deve ser feito apenas uma vez, por um dos autores;

  10. O trabalho submetido ao XIX ENEI/ENEF deve ser inédito e não pode ter sido apresentado ou publicado em outro evento científico;

  11. O resumo expandido será apresentado em dois arquivos, sendo um identificado (DOCX) e outro não identificado (PDF);

  12. Os autores deverão atentar para o atendimento aos padrões de ética na pesquisa bem como para a correção linguagem e normatização técnica da ABNT;

  13. O prazo final para a submissão de trabalhos é 13 de agosto de 2021.

SOBRE A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

A avaliação de cada trabalho será realizada por dois membros da Comissão Científica, considerando os seguintes critérios:

  • Atualidade;

  • Originalidade e relevância do trabalho;

  • Consistência e rigor na argumentação;

  • Interlocução com a produção da área e contribuição ao grupo de trabalho do evento a que o trabalho se vincula;

  • Clareza do texto e correção da linguagem;

  • Pertinência da bibliografia referenciada;

  • Adequação às normas da língua portuguesa padrão e da ABNT.

Os trabalhos avaliados poderão ser: aprovados, aprovados com sugestões ou não aprovados.

Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento e o autor principal receberá a carta de aceite, via e-mail, no endereço eletrônico informado no ato da inscrição, ou poderá acessar a carta de aceite em sua área restrita, no site do evento. 

Os trabalhos aprovados com sugestões retornarão para os devidos autores (através do sistema da área restrita e/ou e-mail), juntamente com as orientações de correção e o prazo para reenvio, via área restrita disponível no site do evento.

Caso o trabalho não seja selecionado para apresentação, o autor será notificado via e-mail e também poderá acessar a informação no site do evento.

SOBRE A FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

Resumos Expandidos 

 

Em ambos os arquivos (identificado [docx] e não identificado [pdf]) devem ser observadas as seguintes formatações:

  • Respeitar os limites de no mínimo 1000 caracteres e no máximo 6000 caracteres (com espaços), contando do título às referências; 

  • Título em maiúsculo e negrito com alinhamento centralizado;

  • Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) (em maiúscula apenas a primeira letra de cada palavra), instituição a que pertence, e-mail, agência de financiamento da pesquisa (quando houver), Grupo de trabalho/Simpósio do evento à qual o trabalho se vincula, com alinhamento à direita e espaçamento simples; 

  • Palavras-chave: de três a cinco palavras, separadas por ponto; 

  • Estrutura: Introdução (tema/problema, objetivos e justificativa); fundamentação teórico-metodológica; resultados e/ou discussões; conclusões/considerações finais; e referências (apenas as citadas no texto).

 

Trabalhos completos (a serem entregues até a data do evento – 22/09)

  • Configuração para papel A4;

  • Modo justificado;

  • Margem direita/superior/inferior 2,5 cm;

  • Margem esquerda 3,0 cm;

  • Fonte Arial 12;

  • Espaçamento 1,5 entre linhas, sem espaçamento entre parágrafos. 

  • Nas citações com mais de três linhas, o espaçamento é simples, com fonte 11; 

  • As notas de rodapé ou notas explicativas devem conter o estritamente indispensável e devem ser inseridas automaticamente, tamanho 10. 

  • O texto completo deverá conter entre dez (10) e quinze (15) páginas, contendo: 

  • Título em maiúsculo e negrito com alinhamento centralizado;

  • Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) (em maiúscula apenas a primeira letra de cada palavra), instituição a que pertence, e-mail, agência de financiamento da pesquisa (quando houver), grupo de trabalho/simpósio do evento à qual o trabalho se vincula, com alinhamento à direita e espaçamento simples; 

  • Resumo com no mínimo 100 palavras e no máximo 250 palavras (parágrafo único, justificado, tamanho 11, espaçamento simples sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou citações. Nele, devem constar: a síntese do trabalho, os objetivos, o referencial teórico-metodológico e os resultados);

  • De três a cinco palavras-chave separadas por ponto;

  • Introdução; fundamentação teórico-metodológica; resultados e/ou discussões; considerações finais; e referências (apenas as citadas no texto).

 

Observações importantes: 

- As citações e referências devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT. Enviar trabalhos de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, já devidamente revisados. No que se refere ao conteúdo, à correção linguística e ao estilo, os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.

- Evidenciar, sempre que necessário, a aprovação das pesquisas em comitês de ética e/ou órgãos equivalentes e atentar para o direito de uso de imagens utilizadas nos trabalhos, sinalizando a autoria, a fonte, a data e a autorização para uso. 

- A entrega do trabalho completo não é obrigatória. Caso o autor deseje contribuir com o e-book e submeter seu texto à avaliação para publicação na Revista Eletrônica Educação e Infâncias, poderá proceder com a entrega do texto na íntegra, até a data do evento (22/09), via e-mail: eneiufrn@gmail.com

SOBRE A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Durante a programação do evento XIX ENEI/ENEF – modalidade on-line, teremos dois momentos dedicados à apresentação de trabalhos: Os Grupos de trabalho e os Simpósios. Para a participação nessas atividades, os autores devem estar atentos às condições para apresentação de trabalho.

A apresentação de trabalho será realizada segundo as diretrizes abaixo:

1. As apresentações de trabalhos ocorrerão de forma on-line, em salas virtuais, e serão realizadas nos dias 23 e 24 de setembro de 2021, nos turnos matutino e vespertino, conforme programação do evento.  

2. Após a divulgação dos aceites dos trabalhos, disponibilizaremos a programação geral do evento, em que constará o dia, o horário e o link das salas virtuais para apresentações de comunicações orais e de trabalhos dos Simpósios. Essa programação será publicada no site do evento até o dia 11 de setembro. 

2. Após constatar a aprovação de seu trabalho, os autores deverão produzir uma apresentação, a ser compartilhada em seu dia e horário, conforme programação de Grupos de trabalho e Simpósios. Para organização da logística de apresentações e testagem dos equipamentos, os apresentadores deverão acessar a sala virtual destinada à sua participação com, no mínimo, 10 minutos de antecedência. 

 3. Nas sessões de apresentação, teremos um tempo dedicado ao debate dos trabalhos, conforme as temáticas dos Grupos de trabalho e Simpósios. Diante dessa necessidade, contabilizaremos 10 (dez) minutos para a apresentação e 05 (cinco) minutos para o debate de cada trabalho, com organização a critério dos coordenadores de Grupos de Trabalho e de Simpósios.  

Orientações gerais para a elaboração de uma apresentação acessível: utilizar fontes limpas e sem serifas; tamanho da fonte superior a 21; espaçamentos de 1,5; evitar o excesso de texto e de imagens, nos slides; priorizar o alto contraste na produção dos slides (ex.: fundo claro com letras pretas ou fundo escuro, com letras claras); priorizar imagens e gráficos simples, com alto contraste nos contornos. 

SOBRE A PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

  • Todos os resumos expandidos de trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do evento, com ISSN;

  • Os trabalhos completos enviados serão publicados em e-book

  • Alguns trabalhos serão selecionados para uma Edição Especial da Revista Eletrônica Educação e Infâncias, publicada pela instituição promotora do evento. Os critérios para a seleção serão: atualidade; originalidade; relevância da temática; consistência do referencial teórico e metodológico; contribuições para as discussões relacionadas à Educação das Infâncias; 

  • A certificação dos trabalhos está condicionada à apresentação pelos autores.